Alinhamento

Alinhamento Computadorizado / Laser

É o ajuste da posição das rodas na suspensão, atendendo as medidas especificadas pelo fabricante do veiculo automotor visando garantir a segurança, estabilidade do veículo e correto desgaste dos pneus.

Realizar o alinhamento das rodas é fundamental para garantir a vida útil dos pneus, menor consumo de combustível e a segurança dos passageiros.

O processo de alinhamento consiste na medição da convergência, cambagem e caster do veículo e posterior ajuste dentro das especificações da montadora. A regulagem da cambagem e caster, normalmente só é possível através de reparos de desempenho, assim o ajuste de alinhamento, em sua grande maioria é efetuado somente na convergência.

Convergência

Quando as rodas estão apontando em direção à linha de trajetória uma da outra, dizemos que estão convergentes. Quando apontam em direções opostas, dizemos que estão divergentes.

Convergente – Um ajuste de alinhamento convergente torna o veículo mais estável em linha reta, pois a roda do lado para onde o veículo foi direcionado ficará reta e somente depois inicia o direcionamento do veículo, assim o movimento é mais lento e permite absorver irregularidades ou pequenos movimentos sem tirar o veículo da trajetória.

Divergente – Já o ajuste divergente dá maior agilidade para entrar em curvas, justamente pelo comportamento oposto ao divergente, ou seja, a roda do lado interno já está apontada para a curva, então a resposta ao movimento do volante é mais rápida.

Quando o veiculo apresenta medidas de convergência diferentes das especificadas pelo fabricante, o resultado é um desgaste excessivo da banda de rodagem (escamas) nas raias internas e na área do ombro do pneu.

Quando devemos conferir o alinhamento?

  • A cada troca de pneus;
  • Quando o veiculo bater contra um obstáculo;
  • Quando os pneus apresentarem desgaste irregular;
  • Quando o veículo puxar para um dos lados;
  • A cada 5000 km rodados, por ocasião do rodízio e balanceamento;
  • Caso haja a substituição de alguns dos componentes da suspensão

Porque Alinhamento Computadorizado?

  • Sensores internos que conversam entre si;
  • Emissão de laudo, com todas as informações sobre os procedimentos;
  • Sistema informa se o alinhamento foi realizado com sucesso, advertindo caso não esteja correto;
  • Tenha alguma dúvida, traga o seu carro até nós e veja a qualidade dos nossos serviços.

 

Quanto tempo demora para alinhar um veículo?

 

O alinhamento das rodas dianteiras e traseiras é realizado em cerca de 30 minutos.
É uma operação simples e deve ser feita por especialistas com equipamentos adequados.
Por isso, recomendamos que traga seu carro em nossa oficina, onde possuímos equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados.


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz